Tags:

"As Melhores Coisas do Mundo"



“As Melhores Coisas do Mundo” aborda sob a ótica juvenil, o cotidiano de um adolescente que irá se deparar com mudanças, capazes de ditar o novo rumo na vida do garoto.
O filme conta a história de Hermano, apelidado de Mano, menino de 15 anos, lançado a um cenário nunca antes vivido. Ao voltar de um dia normal no colégio o menino descobre a separação dos pais.
Mano seria apenas mais um na estatística de jovens que sofrem com a separação dospais, se não fosse pelo motivo do rompimento.
As angústias e perdas marcadas por um período de intensa experiência perseguem oprotagonista que, agora, junto com seu irmão mais velho se tornam os homens da casa.
“As Melhores Coisas do Mundo” é um filme jovem que busca retratar esse público através da trajetória de um menino de 15 anos, mostrando os caminhos que ele terá de percorrer para atingir o amadurecimento. Resultado de descobertas como a tolerância, compaixão e o verdadeiro valor da amizade e de sentimentos que se traduzem na idéia de que tudo que é sólido se desmancha no ar.
Uma curiosidade é que no filme, Pedro toca a música “Areia” (Arnaldo Antunes) no violão.
O jovem nunca cursou uma escola de interpretação. Acredita-se que sua naturalidade diante das câmeras tenha surgido de sua experiência nos palcos como músico e de uma concentração quase que intuitiva do artista. “Estava ali para aprender, por isso prestava muita atenção nos outros atores e como trabalhavam”, comenta.
Não se sentiu intimidado por trabalhar com grandes nomes do cinema e do teatro, como Denise Fraga. “Reparava em cada gesto dela. Queria devolver toda a confiança que ela nos passava em cena”, lembra. Para ele, o maior desafio de sua vida até o momento foi mergulhar em algo totalmente novo, como o universo do ator e acreditar que poderia ter um bom desempenho. O
músico e agora ator pensa em se dividir nas duas artes. “A arte é a minha vida e a música meu sangue", define.
Hoje, vive o protagonista Bernardo na novela teen “Malhação ID”. Com a sua banda Hori,
faz shows por todo o Brasil. “É tudo o que sonhei em fazer.”
O FILME
A película traz um retrato sincero do universo adolescente. Traz ao espectador temas recorrentes no cotidiano dos jovens, como escolhas e ética, medo, preconceito, bullying e o sentido de amizade, de família e do amor.
Laís Bodanzky entende que não há divisão entre entretenimento e cultura. “Cinema é reflexão, cidadania e educação”, afirma. Para realizar “As Melhores Coisas do Mundo”, Laís e o roteirista Luiz Bolognesi visitaram escolas e realizaram pesquisas de campo com jovens. O roteiro foi lido e criticado por diversos grupos de adolescentes e o elenco principal foi selecionado entre 2500 jovens estudantes em fase escolar.
O produtor Fabiano Gullane afirma que o filme tem linguagem e temática focados nos adolescentes, mas por seus temas universais e abordagem abrangente o filme emociona também os adultos. “Todos aqueles que foram ou são adolescentes vão se emocionar com o filme”, afirma o produtor.
Inspirado na série infanto-juvenil Mano: Cidadão-Aprendiz escrita por Gilberto Dimenstein e Heloísa Prieto, o projeto partiu do convite feito pela Gullane Filmes à diretora, que resolveu debruçar-se sobre o universo adolescente.
A música em “As Melhores Coisas do Mundo” foi cuidadosamente desenvolvida pelo produtor musical BiD. Assim como acontece normalmente entre os adolescentes, a música ocupa um lugar importante na vida do protagonista Mano e de outros personagens da trama; funciona como um canal de expressão capaz de traduzir sentimentos impossíveis de serem verbalizados. Mano aprende a tocar violão com Marcelo (Paulo Vilhena), mas o que ele realmente aspira é tocar guitarra. Pedro, o irmão mais velho, também toca o instrumento. Os irmãos carregam a sensibilidade de quem conversa com a vida através da música.
O filme possui uma trilha sonora urbana, com a cara de uma metrópole como São Paulo. Inclui a canção “Something” dos Beatles e a composição original de Arnaldo Antunes e BiD chamada “As Melhores Coisas”. No trailer, é possível também escutar a canção “Rock de Areia”, do grupo General Lee. Ainda para compor a trilha, bandas de escolas foram selecionadas através de CDs demo enviadas à produção, enriquecendo o filme com o realismo buscado pela diretora.
A direção de fotografia é assinada pelo pernambucano Mauro Pinheiro, responsável também por “Mutum”, de Sandra Kogut, e “Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas.
A direção de arte ficou a cargo de Cássio Amarante, o mesmo de “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburguer. A montagem é do premiado Daniel Rezende, ganhador do BAFTA pelo filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles. A preparação de elenco é de Sergio Penna que também trabalhou em “Bicho de Sete Cabeças” e “Chega de Saudade”. Foi responsável por preparar o ator Rodrigo Santoro em “Che” e os atores de “Lula - O Filho do Brasil”, de Fábio Barreto.
No elenco, a atriz Denise Fraga interpreta a sensível Camila, professora universitária e mãe de Mano e Pedro. Zé Carlos Machado faz o papel de Horácio, pai dos meninos.
O elenco conta também com atores estreantes no universo cinematográfico, como é o caso de Francisco Miguez, intérprete do protagonista Mano; do jovem ator e músico Fiuk, que interpreta o irmão de Mano, Pedro; e de Gabriela Rocha, que vive a melhor amiga de Mano, Carol. No filme, Laís Bodanzky trabalha com jovens estreantes no cinema. Com isso, optou por buscar a naturalidade nos diálogos e fluidez na utilização de gírias. Essa é uma das sutilezas presentes no filme.
As falas acabam tornando as atuações menos engessadas e caricaturais, enriquecendoas personagens. Assim foram incluídas expressões típicas desta geração, como “você vai dar pt”, quando um garoto se refere aos goles exagerados do amigo na vodka; ou o comentário da personagem Carol (Gabriela Rocha) sobre outras garotas da escola “Puta menina de vitrine”. A sensação é de um flagrante da vida real.
Caio Blat interpreta Artur, professor e ex-aluno do colégio em que Mano estuda. Admirado pelos alunos, Artur instiga-os a buscarem autenticidade e questionamento. Paulo Vilhena vive o papel de Marcelo, instrutor de violão de Mano, que o incentiva a se expressar através da linguagem musical, motivando seu amadurecimento.
“As Melhores Coisas do Mundo” é uma produção da Gullane, em parceria com a Casa Redonda e a Buriti Filmes. O longa-metragem será distribuído nacionalmente pela Warner Bros. Pictures.
O que é ser jovem hoje?
Sabe quando você descobre o tamanho do mundo e tropeça?
O filme capta a sensação que se tem quando se é jovem: o de viver um momento único, de que o mundo não tem limite e onde tudo que se faz tem sensação de ter sido realizada pela primeira vez. Mas, essa segurança é rompida quando o personagem encara seu primeiro desafio.
A iniciação sexual em um prostíbulo com os amigos, a separação dos pais, a dor em aceitar a nova condição de uma família não convencional. A paixão pela garota mais desejada da escola. A traição do melhor amigo e a descoberta do verdadeiro amor. É sobre isso que se trata “As Melhores Coisas do Mundo”.
De temas e momentos eleitos como únicos e decisivos em nossas vidas.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  © .

TOPO